sábado, 20 de junho de 2009

segunda-feira, 15 de junho de 2009

quinta-feira, 11 de junho de 2009

O Homo Europaeus



“Onde quer que domine o espírito europeu, vemos aparecer o máximo de necessidades, o máximo de rendimento, o máximo de ambição, o máximo de modificação da natureza exterior, omáximo de relações e intercâmbios.
Este conjunto de máximos é a Europa, ou imagem da Europa!”

Paul Valéry, via Peter Sloterdijk

Meese... Jonathan Meese

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sinopse - Geopolítica do Caos


Como colocar em ordem um mundo que está a explodir por todos os lados? Um mundo despolitizado e desenraizado, onde a economia e os media governam e os políticos administram? Com que instrumentos intelectuais será possível entendê-lo, se o vemos na sua instantaneidade e é na sua instantaneidade que mais se nos escapa o seu significado.
Geopolítica do Caos, título retirado do livro homónimo de Ignacio Ramonet, é uma reflexão sobre o contexto actual da política internacional em formato performativo, que alia a pertinência de algumas questões político-filosóficas da geopolítica com o youtube, os videoclips, o teatro, as artes ou o cinema.
Este espectáculo será apresentado no âmbito do projecto Emergentes – Ciclo Novos Criadores/Novas Linguagens, uma iniciativa do Teatro Nacional Dona Maria II, em colaboração com o Festival Internacional de Almada, entre 22 e 26 de Julho de 2009, na Sala-Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.